Da Notre Dame... isto aconteceu mesmo.

Estava eu numa casa de bolo do Caco numa rua do Funchal e enquanto que esperava que o bolo do Caco estivesse pronto, fui dando um scrol na minha conta do Facebook.

Uma das novidades saltou-me à vista: Incêndio na catedral de Notre Dame.
Tal notícia quase me fez perder o apetite, deixar o bendito bolo de caco na loja e, sei lá, chorar um bocadinho por tal tragédia. Afinal de contas, trata-se de um dos meus locais favoritos nos meus passeios a Paris.
No entanto, tentei não desanimar. Virei-me para a moça que estava ao balcão a limpar e comentei em voz embargada:

- A Catedral de Notre Dame está a arder...

A moça olha para mim, continua a olhar e diz:
- São coisas da vida. O mundo está perdido. É o mundo em que vivemos

Arregalei os olhos com tal resposta. Fiquei com grande poker face do sem perceber que raio de comentário era aquele. Esperava um "oh que tragédia" ou um "espero que não fique muito destruída" e não um "O mundo está perdido"! O mundo está perdido, porquê, afinal???

Suspeitando que provavelmente ela não percebeu o que eu tinha dita, virei-me para o rapaz que estava a rechear o meu bolo do caco e repeti um "A catedral de Notre Dame está a arder...". O rapaz não teria mais de 25 anos.

O rapaz olhou para mim e disse:
"O que é isso? Nunca ouvi falar"

Eu sorri e expliquei que era um monumento em Paris muito conhecido pelos desenhos animados do Corcunda de Notre Dame.

- Corcunda de Notre Dame? Não conheço. Só conheço os Três Porquinhos e pouco mais. Mas a senhora parece triste. É de Paris?

Sorri para o rapaz. Agradeci o facto de ter sido abençoada por uma infância de desenhos animados da Disney, pela oportunidade de ter visitado dezenas de vezes a Notre Dame e por ter sido paciente com quem é ignorante por não saber . Agredeci também pela paciência que tenho por quem ainda é mais parvo por se achar que sabe tudo e assim não querer aprender.




Comentários

Mensagens populares